Coordenador : Maria Auxiliadora Nogueira Saad
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388579.2199.245931.14022023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : 600 individuos incluindo os pacientes assistidos no HUAP e familiares oriundas da Região Metropolitana 2 assim como a comunidade com acesso a ferramentas digitais de comunicação e informação. Serão realizados eventos de educação em saúde com medida da pressaõ arterial, dosagem de glicemia, aferição de peso e altura e medidas de antropometria. O material educativo será distribuido como folder e disponibilizado nas redes sociais de fácil acesso. Os videos educativos serão disponibilizados na sala de espera dos ambulatorios para o atendimento do paciente. Todo o material elaborado terá participaçao ativa dos pacientes com as sugestões recebidas.
Local de atuação: População assistida no ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro oriundas da Metropolitana 2 e membros da comunidade com acesso as ferramentas digitais de informação e comunicação.
Objetivo
O projeto tem como objetivo promover a conscientização de profissionais de saúde, pacientes assistidos no HUAP e população em geral, quanto à importância nas ações de promoção em saúde dando ênfase na alimentação saudável e controle do peso; sensibilização e tratamento do sedentarismo, controle do estresse e conscientização do autocuidado, assim como a prevenção do contágio pelo SARS-CoV-2. Objetivos gerais e específicos: -Combater a obesidade para melhor as condições metabólicas e cardiovasculares dos indivíduos e assim reduzir a gravidade e a mortalidade da COVID-19. -Dialogar com a sociedade, atuando na promoção de saúde e estimulando a autonomia responsável dos indivíduos. -Informar acerca das comorbidades agravantes da Covid-19 e dos respectivos hábitos e atitudes capazes de minimizá-las. -Contribuir para a formação dos estudantes de Medicina da Universidade Federal Fluminense quanto às ações de educação e promoção de saúde na esfera pública atentos a necessidade da comunidade. -Criar materiais em forma de texto, folders, imagem e vídeos abordando temas relevantes para a prevenção da obesidade, Covid-19 e de suas complicações. -Orientar e apoiar a adoção responsável de medidas comportamentais preventivas que visam melhorar a qualidade de vida. -Propagar conhecimento gerado a partir de evidências científicas pelos profissionais de saúde das respectivas áreas envolvidas de forma multiprofissional e transdisciplinar, garantindo o acesso à informação de qualidade. -Captar dados e gerar informações acerca do que os indivíduos reconhecem como necessidades de mudança nos próprios hábitos e intervir nessas necessidades. - Dimensionar o impacto das ações do projeto na vida dos participante
Resumo
A obesidade é uma doença multifatorial, definida como excesso de gordura corporal no organismo e associada a importantes alterações cardiometabólicas. Dentre as consequências mais comuns da obesidade, destacam-se diabetes mellitus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial sistêmica (HAS), dislipidemia, síndrome metabólica (SM), doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e doença renal crônica. A obesidade aumentou nas últimas décadas de forma epidêmica em todas as faixas etárias. Estima-se que 50% da população brasileira apresente sobrepeso e obesidade. Estudos recentes demonstraram que a presença da obesidade está relacionada com um risco 3 vezes maior de desenvolvimento para a forma grave da Coronavirus disease 2019 (COVID-19). A associação entre obesidade e gravidade da COVID-19 se manteve significante mesmo após ajustes para idade, sexo, tabagismo, hipertensão, diabetes e dislipidemia. O SARS-CoV-2 (Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo novo coronavírus ‐ 2) amplifica a resposta inflamatória, já presente em indivíduos obesos. O objetivo deste projeto é implementar orientações para o controle da obesidade, com ações de saúde de caráter educativo visando medidas preventivas e comportamentais antes da infecção pelo SARS-CoV-2. As estratégias de combate a obesidade são importantes para melhora das condições metabólicas e cardiovasculares dos indivíduos portadores de obesidade e assim reduzir a gravidade e a mortalidade da COVID-19. O envolvimento da Universidade através dos discentes e docentes tem um papel importante na melhora da qualidade de vida e na atenção à saúde atendendo as demandas da população para o enfrentamento da pandemia.